AVIVAMENTO

" Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi: aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica: na ira lembra-te da misericórdia. " Hc 3.2

"AVIVA Ó SENHOR, A TUA OBRA!!"

Uma Igreja morta espiritualmente é ultraje ao Evangelho de Cristo, O avivamento é a vida ideal para o povo de Deus. A necessidade do avivamento sempre se fez sentir na igreja de Cristo Quanto os ventos do Espírito Santo sopram sobre o povo, Deus revela toda a sua misericórdia e grandeza, e fica suficientemente demonstrado que o único caminho para os homens é o filho de Deus o qual vive para todo o sempre.

Avivamento não é movimento de homens, não é inovação, não é barulho, não é construção de templos, não são conjuntos musicais, não é um programa metódico pré-elaborado. Avivamento é a presença do Espírito Santo na Igreja, é o retorno a simplicidade, é o fogo ardendo no altar, é a sarça-ardendo no Herebe, é o machado de volta ao cabo, é descer à casa do oleiro, é sentir os lábios queimando como uma brasa viva, é ouvir um som de um vento, é o encher do Espírito!

"EVIDÊNCIAS DO AVIVAMENTO BÍBLICO"

Com Moisés, no monte Horebe, ( Êx 3.1,6 ); com Isaías, no templo, ( Is 6.1,8 ); com Jeremias, na casa do oleiro ( Jr 18 ); com Eliseu, no rio Jordão, quando o machado flutuou, ( 2 Rs 6.1,7 ); na vida de Josafá, ( 2 Cr 20.14, 28 ); na vida de Manassés, ( 2 Cr 33.9,20 ); na vida de Esdras, ( Ed 9.1,6; 10.1,2 ) Em você, agora! basta ter: sede, vir a Cristo, crer em Cristo, beber da água viva! Deus quer forjar outro elo nesta corrente! ( Jo 7.37,39 ).

"SEGREDOS DO VERDADEIRO AVIVAMENTO"

1) Um avivamento é necessário porque o homem natural não tem vida, ( Jo 10.10; Ef 1.1,3 ). Ele carece de encontrar a verdadeira fonte de vida espiritual.

2) Um avivamento somente pode ser efetuado por DEUS, ( Hc 3.2 ). Homens não produzem avivamentos. Somos agentes, instrumentos, servos e obreiros, mas não produtores de avivamentos.

3) É necessário que toda a comunidade evangélica deseje o avivamento. Cada criatura necessita sentir esse profundo desejo de pôr sua própria vida em ordem diante de Deus.

4) Qualquer verdadeiro avivamento tem como característica o retorno sincero à palavra de Deus, ( Jo 6.33; At 4.31; 2Rs 22.8,17 ). Deus vela por sua Palavra para a cumprir, ( Mt 24.35 ).

5) É impossível obter um avivamento sem oração. Oração é a respiração da alma ( At 4.31 ). Quando oramos, movemos o braço que move o mundo. A vida de oração da Igreja é o termômetro de sua espiritualidade.

6) O Verdadeiro autor do genuíno avivamento é o Espírito Santo.

"AVIVAMENTO ESTÁ CONDICIONADO A:"

- Conserto do Altar - 1 Rs 19:

a) O altar próprio ( coração ). "Filho meu, dá-me o teu coração" ( Pv 23.26 );

b) Altar do Senhor ( Bíblia Sagrada ) "Escondi a tua..." ( Sl 119. 11 );

c) Altar do Espírito ( Igreja ). "Alegrei-me quando..." ( Sl 122.1 ).

- Oração com Fé - "Se pedirdes alguma..."

a) Oração para o caminho, "lâmpada para os meus pés..." ( Sl 119.105 );

b) Oração para o alto. "Elevo os meus olhos..." ( Sl 121.1 );

c) Oração geral ( o avivamento em si ). "Aviva, ó Senhor...", ( Hc 3.2 ).

"SETE PASSOS PARA O AVIVAMENTO"

1 – Sentir a necessidade do avivamento;

2 – Falar a outros sobre essa necessidade;

3 – Descobrir na Bíblia promessas de avivamento;

4 – Orar continuamente em prol do avivamento;

5 – Trilhar o caminho que leva ao avivamento;

6 – Experimentar pagar o preço do avivamento;

7 – Tomar posse do verdadeiro Avivamento.

"QUANDO NECESSITAMOS DE AVIVAMENTO"

Quando é mais fácil ficar em casa do que ir aos cultos; quando é mais fácil ler o jornal do que ler a Bíblia; quando é mais fácil dormir do que ouvir a pregação; quando é mais fácil ficar do lado de fora do que entrar no templo; quando é mais fácil pecar do que vigiar; quando é mais fácil desobedecer do que seguir fielmente.

"AVIVAMENTO NO CORPO, ALMA E ESPÍRITO"

Soprou sobre eles ( Jo 20 )

Ao Soprar sobre os discípulos, Jesus ofereceu-lhes nova vida no Espírito, mas ainda tinham de receber o dom. Ele não soprou o Espírito para dentro deles, soprou-os sobre eles. Eles tinham de tomar a decisão de permitir a entrada do Espírito Santo. O sol pode estar brilhando lá fora, mas é preciso que a pessoa abra as janelas para que a luz possa entrar na casa.

O QUE JESUS REALIZA NO ESPÍRITO SANTO

Quando o Espírito Santo foi derramado "sobre toda a carne", no Pentecoste, os discípulos nos quais ele já habitava, começaram a reagir. Começaram a transbordar. O Espírito não foi simplesmente movido dentro deles, mas começou a fluir de seu próprio espírito para sua alma, para seus corpos e para o mundo.

Pedro e João curaram um aleijado ( At 3 ) e logo houve tal inundação de curar que as pessoas lutavam para tocar até mesmo a sombra de Pedro ( At 5.15 ). Isto passou a acontecer após os discípulos serem batizados no Espírito Santo, Isto significa que agora seu ser inteiro estava inundado com o Espírito Santo, e que o poder de Deus fluia através de suas mãos, pés e vozes.

Avivamento não é movimento de homens, avivamento não é uma inovação, avivamento não são conjuntos musicais, avivamento não é um barulho. Avivamento é a obra direta do Espírito Santo no coração do crente. "O vento sobre onde quer". O Espírito Santo não destroi, pelo contrário, constrói. Sobre as brasas recobertas de cinzas, reascende os carvões que se avivam e ardem a dão calor.

( ENILSON HEINDERICK )